Governador entrega mais de 170 veículos para a reforçar a Saúde em Salvador e no interior do estado

O governador Jerônimo Rodrigues vai entregar, nesta segunda-feira (6), às 8h no Parque de Exposições de Salvador, mais de 170 veículos, entre ambulâncias, pick-ups e vans para tratamento fora do domicílio (TFP), que irão fortalecer a Saúde na capital e no interior do estado.

Governo Federal adia a realização das provas do Concurso Nacional Unificado em todo o país

Devido às intensas chuvas que afetam o estado do Rio Grande do Sul, o governo federal decidiu adiar, em todo o país, a aplicação das provas do CNU, Concurso Nacional Unificado, para mais de dois milhões de candidatos. As provas estavam marcadas para este domingo, dia 5 de maio.

O adiamento foi confirmado nesta sexta-feira (3) pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Segundo a ministra, o governo chegou à conclusão de que é impossível fazer a prova no Rio Grande do Sul, devido aos estragos causados pela chuva. Ela disse que a decisão foi tomada para que todos os candidatos tenham acesso garantido à realização do exame. Por isso, confirmou o adiamento para todo o país.

Antes, o ministro Paulo Pimenta já havia informado que o governo avaliava um possível adiamento das provas no Rio Grande do Sul, onde foi decretado estado de calamidade. No estado, são 86 mil candidatos inscritos para fazerem a prova em dez cidades.

O CNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão mais de 3,6 mil locais de aplicação e mais de 75 mil salas. Os DOIS MILHÕES de candidatos concorrerão a 6640 vagas de 21 órgãos públicos federais.

A nova data de aplicação do concurso ainda não foi definida.

Bahia envia 22 bombeiros militares e profissionais de saúde para auxiliar no socorro às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Fotos Fernando Vivas/GOVBA

Para auxiliar no socorro às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) enviou, na tarde desta quinta-feira (2), 22 bombeiros com experiência em situações de emergências decorrentes de desastres naturais. Também embarcaram no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, enviados pela Secretaria de Saúde (Sesab). Mais de 20 mortes foram registradas além do rompimento de uma barragem, alagamentos e deslizamentos de terra em cidades gaúchas.

“Nós estamos com a equipe totalmente bem preparada, bem equipada, estamos levando equipamentos. Sabemos das dificuldades nesse momento que nossos irmãos estão sofrendo. Estamos embarcando agora com 22 bombeiros especialistas para ajudar no resgate daquelas pessoas. E também, nós estamos encaminhando quatro médicos e um enfermeiro da nossa Secretaria da Saúde para também dar apoio lá no estado do Rio Grande do Sul” explicou o comandante-geral do CBMB, coronel Adson Marquezine.  O comandante-geral destacou ainda que, neste primeiro momento, a necessidade é de resgate e socorro. “O Corpo de Bombeiros está preparado para fazer buscas e resgate das pessoas que o estão necessitando”, completou.

Comandante da missão Rio Grande do Sul, o coronel Jadson Almeida explicou que todos os bombeiros selecionados são especialistas nesse tipo de catástrofe. “A princípio, seremos designados para a cidade de Caxias do Sul, onde já houve alguns desabamentos, alguns soterramentos, e nós vamos atuar nessa missão. Nós também enfrentamos esse tipo de calamidade e nós nos preparamos antecipadamente para que possamos dar o melhor retorno à população”, afirmou.

Sanitarista do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia, Edson Ribeiro Júnior tem experiência em enchentes na Bahia e já participou de ações no Oeste e Extremo Sul do estado. “A gente vai junto com o Corpo de Bombeiros para apoiar as equipes na análise da situação de saúde, na observação dos desabrigados, abrigos, enfim, a gente vai tentar apoiar, ver quais são as necessidades, conhecer o cenário e fazer uma avaliação de risco”.

Edson revelou outra grande preocupação. “É uma situação que envolve muitas perdas. Então, a saúde mental também é uma coisa a ser avaliada”, acrescentou.  Outro aspecto importante são as doenças que são emergentes em desastres, como as arboviroses, leptospirose, as doenças diarréicas, as transmissíveis, além da situação vacinal e de vários outros fatores que precisam ser avaliados.

Repórter: Lina Magalí/GOVBA

Desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto assume presidência do TRE-BA

O novo presidente do TRE_BA posando para foto com o cunhado Mário Bruni e esposa, a querida amiga  Christiane da Matta Bruni, o irmão Eurico José da Matta e esposa Mirella Orrico da Matta.

Em uma cerimônia realizada no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), na última segunda-feira (29),  o Desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O desembargador Abelardo da Matta, com vasta experiência na magistratura baiana, assume a presidência do TRE-BA com a responsabilidade de conduzir a segunda instância do poder judiciário no estado, em sua competência eleitoral. Em seu discurso de posse, o desembargador destacou a importância do cargo e suas expectativas para o mandato à frente do Tribunal, afirmando que é  uma honra e um compromisso assumir a presidência do TRE-BA.

Chega pela primeira vez em Jequié o espetáculo Mulheres Malês.

Foto Juja Costa

Com Texto e Direção de Heme Costa a montagem trata da insurreição Malê que aconteceu na Bahia em 1814, o Levante do Rio Joanes. O espetáculo  conta essa história através das mulheres que participaram da ação,  Francisca, Germana, Teresa e Ludovina que se passa na noite anterior ao levante, na iminência da insurreição e se debruça sobre as inquietudes, medos, duvidas e trajetórias dessas mulheres negras que fizeram parte da história da Bahia, mas que foram negligenciadas nos registros impactadas pelo racismo e machismo, que qestruturou as narrativas desse país.

Foto Juja Costa

A montagem acontecerá dias 04 e 05 de maio respectivamente  ás 19hs e 15hs, no Centro de Cultura ACM. Os ingressos são 30 reais inteira e 15 reais meia.

Uesb abre seleção para candidatos portadores de diploma

De 7 a 21 de maio, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos com diploma de nível superior que desejam ingressar em um novo curso de graduação na Uesb. De acordo com o Edital 119/2024,  estão disponíveis 208 vagas, distribuídas entre os campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo link disponível aqui. É necessário acessar a opção “Inscrições na Seleção de Portador de Diploma”, preencher todos os campos e anexar os documentos exigidos no Edital.  Os documentos solicitados deverão ser digitalizados, de forma legível, e anexados em arquivo único e em formato PDF. Para quem deseja solicitar a isenção da taxa de inscrição, o período vai de 7 a 9 de maio.

Seleção – O processo seletivo é feito em duas etapas. A primeira é a prova escrita (redação, caráter dissertativo), com duração de três horas, aplicada no dia 27 de junho. Cada curso elencará e divulgará previamente três temas, dentro de temáticas da sua área de formação. No dia da prova, um dos temas será sorteado em sala. A segunda etapa é a avaliação do histórico escolar da graduação em que o candidato formou.

As vagas disponíveis neste processo são remanescentes do atual período letivo da Uesb. Mais detalhes sobre a seleção estão disponíveis no Edital 119/2024. Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização pelo e-mail pse@uesb.edu.br.

Estudantes e educadores da rede estadual movimentam Bienal do Livro da Bahia

Estudantes e professores da rede estadual de ensino estão marcando presença na 7ª edição da Bienal do Livro da Bahia, que teve início no dia 26 de abril e segue até esta quarta-feira, dia 1º de maio, no Centro de Convenções de Salvador. Com o tema ‘As histórias que a Bahia conta’, o evento ganha um brilho especial com o protagonismo dos jovens e educadores. Para estimular a leitura, eles receberam do Governo do Estado dez mil vales-livro.

Foto Fernando Vivas/GOVBA

 Nesta terça-feira (30), o governador Jerônimo Rodrigues visitou o evento, acompanhado do vice-governador, Geraldo Júnior, e destacou a ação, realizada através da Secretaria da Educação (SEC). “A gente consegue estimular um país, um estado, um município a se desenvolver quando esse lugar tem capacidade de fazer leituras. E a leitura tem o potencial de fazer as pessoas viajarem, sonharem, elaborarem. Nós avançamos bastante, mas a participação dos brasileiros e dos baianos, no que diz respeito à quantidade de livros lidos durante o ano, ainda é, relativamente, baixa. Temos que sair da casa de quatro, cinco livros por ano pra chegar a, pelo menos, um livro por mês. Isso sem contar com o livro didático que é disponibilizado nas escolas. Quando estimulamos a leitura, estimulamos a escrita. Olha o caso da Bienal: encontro de editoras, encontro de escritores, de estudantes, de professores, com projetos aqui dentro. Encontrei muita gente de Santa Catarina, de Sergipe, do Rio de Janeiro, vindo expor seu livro, conhecer o livro. E nós, do Governo do Estado, disponibilizamos tickets pra distribuir aos estudantes e as professores, pra estimular a compra e a leitura”.

 O governador lembrou, ainda, das iniciativas realizadas ao longo do ano letivo: “nós já distribuímos tablet, que são livros e cadernos na mão. Todo o segundo ano da rede estadual está com tablet. Já providenciamos a compra, para que o primeiro ano tenha, o nono ano tenha, para que a gente possa entrar na tecnologia. Nosso interesse é levar a educação e a cultura para municípios de toda a Bahia”.

Foto Fernando Vivas/GOVBA

Para Ana Sofia, aluna do Colégio Martinho Sales Brasil, de São Francisco de Conde, a experiência na Bienal do Livro da Bahia foi enriquecedora: “eu comprei o livro que tanto queria e estou super feliz. Essa iniciativa de distribuir vales-livro foi incrível, porque me deu a chance de ter um livro que talvez não pudesse comprar. Adorei a oportunidade de participar da Bienal e poder mergulhar em novas histórias”.

 Uma das iniciativas mais significativas da Bienal é o destaque dado à produção literária dos professores de colégios estaduais. Não apenas como educadores, mas, ainda, como escritores, eles têm a oportunidade de compartilhar histórias e conhecimentos com o público, enriquecendo o panorama cultural da Bahia.

 Além disso, o evento conta com uma extensa programação, que inclui homenagens, rodas de conversa, oficinas de contação de histórias, lançamentos de livros, entre outras atividades. A presença das universidades estaduais baianas também é notável, com a divulgação das produções de suas editoras, fortalecendo ainda mais o ambiente acadêmico-literário.

 A secretária Rowenna Brito destacou que eventos como esse estimulam o hábito da leitura, enriquecem o aprendizado e fortalecem os laços culturais da comunidade educacional: “estamos empenhados em proporcionar acesso à leitura e ao conhecimento para todos os estudantes e profissionais da educação, pois acreditamos que é através da educação que construiremos um futuro melhor para a Bahia”.

 Também através da Secretaria de Estado da Educação (SEC), o Instituto Anísio Teixeira (IAT) promove debates sobre a importância da leitura e do material didático nas escolas. Todas essas ações reforçam o compromisso do Estado com a promoção da educação, da cultura e da literatura na Bahia, reconhecendo o papel fundamental que essas áreas desempenham no desenvolvimento social e humano da população.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA

INSS pagou R$ 193 milhões a 17 mil mortos, diz CGU

O INSS pagou R$ 193 milhões os beneficiários com indicativo de óbitos entre janeiro de 2019 e junho de 2023. De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), os pagamentos foram feitos a 17,7 mil pessoas com óbito registrado em bases de dados governamentais. Apenas no mês de junho de 2023, foram identificados pagamentos a 2.950 beneficiários com registro de óbito, num total de R$ 5,5 milhões.

A fiscalização da CGU apontou que 75% dos pagamentos continuaram sendo realizados até três meses depois do registro do óbito no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) e no Sistema de Controle de Óbitos (Sisob). Os dados são checados ainda junto às bases do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da Receita Federal.

O número foi divulgado nesta quinta-feira (2) pelo Metrópoles. A auditoria cruzou os dados da chamada Maciça do INSS, a atualização periódica na folha de pagamento do instituto, com os dados do Sisob e so Sirc.

“A partir do cruzamento desses dados, identificaram-se 17.738 beneficiários na Maciça cujo CPF do titular consta nessas bases como falecido, envolvendo 18.747 benefícios que totalizam R$ 193.136.813,11 em pagamentos pós-óbito”, diz o relatório.

No período analisado, a CGU aponta o crescimento no volume de pagamentos feitos pelo INSS a beneficiários mortos de 2019 a 2022, com queda em 2023. Foram pagos R$ 35,3 milhões em 2019, R$ 41,7 milhões em 2020, R$ 42 milhões em 2021 e R$ 46 milhões em 2022, com redução para R$ 27,6 milhões no ano passado.

Como causas dos pagamentos indevidos, a CGU apontou a falha na rotina automatizada de tratamento de óbitos e falhas no sistema Dataprev. “Ressalta-se a importância da utilização de outras fontes de informação, por exemplo, a base do CadSUS, que possibilitam a identificação de óbito e funcionam como mecanismos complementares nos casos em que o tempo entre o registro do óbito no Cartório e no Sirc seja extenso”, sugeriu a CGU.

Jequié se prepara para a grande Festa de Santo Antônio de 2024,  que comemora 125 anos da Paróquia Catedral

Aconteceu na noite de terça-feira (30),em Jequié, com a celebração do “Te Deum”, na Igreja catedral, por Dom Paulo Romeu, bispo da diocese de Jequié, o lançamento da festa de Santo Antônio, padroeiro da Catedral e da Diocese. A celebração contou, além do Pároco Pe. Roberto Oliveira e do vigário Pe. Sidney Marques, dos diáconos permanentes Benício Alves e Rafael Pereira, com a presença de autoridades civis e militares.   A oração do “Te Deum” é um tradicional exercício de piedade popular, um hino de ação de graças por todos os benefícios recebidos. Os festejos dará início no próximo dia e prossegue até 13 de junho, comemorando neste ano 125 anos da existência da Paróquia Catedral de Santo Antônio

Este ano dengue na Bahia traz o registro de 67 mortes

A Bahia alcançou a marca de 172.468 mil casos prováveis de dengue, e registrou 67 mortes pela doença. Outros 117 óbitos estão sob investigação. Quanto ao coeficiente de incidência da doença, o estado registrou 1222.0.

O Brasil registrou mais de 2 mil mortes por dengue em 2024. Segundo atualizações do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, os óbitos pela doença chegaram a 2.073. Os dados registram que os casos prováveis da doença já chegou 4.176.810 – entre janeiro e o final de abril do ano passado.