Com presença da secretária da Saúde do Estado, ABADEF celebra inclusão e acessibilidade no Carnaval

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, participou, no sábado (8), do concurso que elegeu a rainha do bloco “Me Deixe à Vontade”, realizado pela Associação Baiana de Deficientes Físicos (ABADEF). O evento, que aconteceu na sede da entidade, reforçou a importância da inclusão e do protagonismo das pessoas com deficiência no Carnaval de Salvador.

Foto: Doris Queiros / Saúde GovBA

Durante a cerimônia, a secretária destacou o compromisso do Governo do Estado com a acessibilidade e a valorização da diversidade. “A ABADEF realiza um trabalho essencial de inclusão, e este concurso é um símbolo de empoderamento e representatividade. Mais do que uma competição, é uma celebração da força e da beleza de cada participante. O Governo do Estado segue apoiando iniciativas que garantam direitos e promovam a igualdade”, afirmou a titular da pasta estadual da Saúde.

A disputa reuniu 12 candidatas, que foram avaliadas por uma banca examinadora formada por parceiros da ABADEF.

Além da escolha da rainha, o evento também marcou a apresentação oficial do abadá deste ano, que traz o tema “Acessibilidade para todos”.

Outro momento importante foi o anúncio da nova madrinha do bloco, título que estava sem representante há 12 anos. Tatiana Velloso, primeira-dama da Bahia, foi escolhida pelos associados da ABADEF pelo seu envolvimento ativo com a causa e pelo apoio a ações voltadas à inclusão.

O evento também contou com a nomeação da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, como embaixadora do bloco, em reconhecimento ao seu compromisso com a acessibilidade e à atuação da Sesab em ações que promovem a inclusão social.

O bloco “Me Deixe à Vontade” desfilará no sábado de Carnaval, 1º de março, às 16h, no Circuito Campo Grande, sob o comando da cantora Carla Cristina.

Saúde/GOVBA

Cobrança de pedágio será suspensa em rodovias baianas a partir de 31 de março

A cobrança de pedágio nas rodovias BR-116 e BR-324, antes administradas pela concessionária ViaBahia, será suspensa a partir de 31 de março, data de encerramento do contrato de concessão. A partir desse dia, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) passará a manter as rodovias.

Foto Reprodução

A autarquia informou que ficará responsável pela recuperação e conservação de todo o trecho, e a cobrança de pedágio será suspensa no período.

Um edital está sendo elaborado para a licitação que contratará a nova empresa em substituição à ViaBahia. No total, são 676 quilômetros de trechos rodoviários, incluindo as BAs 526 e 528 (também conhecida como Estrada do Derba).

Em nota, o Dnit ressaltou que os contratos e os serviços previstos no novo edital serão semelhantes aos celebrados em toda a malha rodoviária sob a jurisdição do Dnit. Entre os serviços previstos estão a recuperação do pavimento com tapa-buracos, melhorias na sinalização, limpeza da pista, desobstrução de bueiros e dispositivos de drenagem, caiação (pintura com cal) e roçada.

Até 31 de março, vai vigorar um termo aditivo de contrato entre o governo federal e a ViaBahia, período no qual a concessionária continuará responsável pela manutenção e conservação das rodovias, incluindo a administração das praças de pedágio, o que significa que a cobrança seguirá normalmente até lá.

Correio 24h

Air Europa cresce oferta de voos entre Salvador e Madri

A Air Europa anunciou que, a partir de 21 de junho, aumentará a frequência de voos entre Salvador e Madri, passando de três para quatro operações semanais. Com essa mudança, a companhia aérea aumentará sua oferta de assentos para mais de 110 mil lugares em 2025, o que representa um crescimento de 32% em relação ao ano anterior. A empresa também espera um aumento considerável no número de passageiros transportados.

Foto Divulgação

 Em 2024, quase 75 mil pessoas voaram entre Salvador e a capital espanhola, marcando um crescimento de 21% em relação ao ano anterior. A taxa de ocupação das aeronaves ficou acima dos 90%.

“Com o aumento para quatro frequências semanais entre Salvador da Bahia e Madri, a Air Europa reafirma sua posição de destaque no mercado brasileiro. Estamos muito satisfeitos em poder garantir a conectividade transatlântica com a Europa e oferecer um serviço que se adapta às necessidades de cada passageiro”, afirmou Gonzalo Romero, gerente geral da Air Europa para o Brasil e Argentina. 

A companhia aérea opera a rota Salvador-Madri há 20 anos, tendo transportado mais de 1,1 milhão de passageiros em mais de cinco mil voos. A partir da capital espanhola, os passageiros podem fazer conexões para diversos destinos europeus, como Porto, Amsterdã, Lisboa, Londres, Paris e Zurique.

bahianoticias

Uesb abre seleção para Especialização em Relações Sociais e Novos Direitos

Entre os dias 10 e 18 de fevereiro, estarão abertas as inscrições do processo seletivo para o curso de Especialização em Relações Sociais e Novos Direitos da Uesb. A seleção é destinada a profissionais com diploma de nível superior nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Humanas.

Estão disponíveis 25 vagas, distribuídas em três linhas de pesquisa: “Relações Jurídicas Privadas na Contemporaneidade”, “Direito e Relações Sociais Contemporâneas” e “Educação, Multiculturalismo, Direito e Arte”. Para se inscrever, é necessário enviar toda a documentação solicitada no Edital 021/2025, para o e-mail uesb.ppgd@gmail.com.

A seleção será realizada em três etapas: análise do projeto de pesquisa, análise do currículo e média global do histórico escolar da graduação. O curso é ofertado pelo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da Uesb, em modalidade presencial, com aulas no campus de Vitória da Conquista. 

Prefeitura de Jequié e Governo do Estado iniciam mutirão de rastreamento do câncer de mama

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, e o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), iniciou na última segunda-feira(3), , um mutirão de rastreamento do câncer de mama. O objetivo central da ação é a detecção precoce da doença, aumentando as chances de tratamento eficaz e, assim, a cura. O mutirão estará disponível até o dia 19 de fevereiro, na Praça da Bandeira, proporcionando uma importante oportunidade de cuidado à saúde das mulheres do município.

O mutirão faz parte da ampliação do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama e pretende contemplar mais de duas mil mulheres com idades entre 50 e 69 anos. O processo para acesso ao serviço é simples: as mulheres devem se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, munidas de documentos como identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência. Após o cadastramento, elas são encaminhadas para o atendimento especializado.

A mamografia será realizada para todas as participantes, e, nos casos em que as imagens apresentarem resultados inconclusivos, exames diagnósticos complementares serão realizados para assegurar o diagnóstico correto. Mulheres que tiverem o diagnóstico positivo serão imediatamente encaminhadas para unidades de Alta Complexidade, com referência em Oncologia, para o início do tratamento adequado.

Jequié: Prefeitura promove blitz sobre cuidados com a saúde Mental

Durante todo o mês, de janeiro a prefeitura de Jequié promoveu uma campanha denominada “Janeiro Branco” com atividades recreativas, oficinas terapêuticas, palestras e rodas de conversa, voltadas para o cuidado e a prevenção contra o adoecimento mental.

A “Blitz pela Vida” veio como um fechamento simbólico das ações, levando informação à população e sensibilizando sobre a importância de cuidar da mente tanto quanto do corpo. Com distribuição de materiais informativos e orientações especializadas, a ação buscou quebrar tabus e fortalecer a rede de apoio à saúde mental no município. A Secretaria de Saúde, por meio dos CAPS e demais serviços da rede municipal de saúde, tem buscado expandir e fortalecer o suporte para aqueles que enfrentam desafios emocionais e psicológicos.

Estado convoca mais 145 candidatos a mediadores da Educação Profissional e Tecnológica, aprovados em seleção pública

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), convocou mais 145 candidatos classificados na seleção pública para contratação temporária de pessoal na função de mediador da Educação Profissional e Tecnológica. O anúncio, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (4), se refere ao contrato dos profissionais em caráter emergencial, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), por meio do Processo Seletivo Simplificado, regido pelo Edital SEC/SUDEPE nº 19/2022.

Foto Rafael Martins/GOV/BA

Os candidatos convocados devem enviar, no período de 5 e 18 fevereiro, os documentos digitalizados listados no edital para o correio eletrônico ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br, para análise preliminar a ser realizada pela Coordenação de Provimento e Movimentação.

Os aprovados no Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26) deverão comparecer à sede da SEC, na Avenida Luiz Viana Filho nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 117, munidos da documentação em original e fotocópia relacionada no edital no referido prazo, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Já os selecionados para atuarem no Interior do Estado deverão comparecer nas sedes dos seus respectivos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), munidos da documentação em original e fotocópia citada no edital e já remetida ao endereço eletrônico, nos mesmos período e horários. A SEC informa que o candidato que não atender a presente convocação, na forma e prazo determinados, seja qual for o motivo alegado, perderá o direito ao ingresso na referida função temporária.

Entre os documentos exigidos estão o diploma registrado de conclusão do curso, relacionado à função temporária com o pré-requisito de escolaridade de nível médio, expedido por instituição de ensino, devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, se for o caso; carteira de identidade; CPF; certidão de nascimento ou de casamento; e título de eleitor e comprovantes dos dois últimos pleitos ou certidão de quitação eleitoral.

A convocação de mediadores através do Reda integra o conjunto de ações adotadas pela Secretaria da Educação visando o provimento de pessoal para garantir o pleno funcionamento do ano letivo nas escolas, oportunizando aos estudantes o direito de aprender.

Fonte: Ascom/SEC

Sistemas produtivos da agricultura familiar do Sudoeste recebem reforço com novos equipamentos

Agricultores e agricultoras familiares de 15 municípios do território Sudoeste Baiano, que integram o Consórcio Intermunicipal do Vale do Gavião (Civalerg), passaram a contar, no último mês de janeiro, com kits produtivos compostos por novos equipamentos e insumos. As entregas irão fortalecer as atividades na apicultura, mandiocultura, bovinocultura de leite e em outros sistemas produtivos estratégicos para a agricultura familiar.

Foto Joá Souza/GOVBA

Foram entregues 600 colmeias, quatro tanques de resfriamento de leite e oito máquinas forrageiras. O objetivo é apoiar a agricultura local por meio de tecnologias que otimizam o trabalho, ampliam a produção e aumentam a produtividade, além de proporcionar um aumento na renda de aproximadamente 1.800 agricultores e agricultoras familiares de diversas comunidades rurais.

Helder Rodrigues do Prado, representante da Associação de Goivaras, de Belo Campo, que recebeu um kit forrageiro, ressaltou a importância da parceria entre a CAR, o Civalerg e a Prefeitura. “Esses equipamentos favorecem muito nossa atividade e estão contribuindo para o crescimento da agricultura familiar”, afirmou.

Ednilson de Abreu Lima, do município de Cordeiros, um dos produtores de leite beneficiados com a entrega do resfriador, também comemorou a chegada do equipamento. “É muito útil para a gente aqui e ajuda bastante o nosso município”, destacou.

A ação é realizada por meio da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), e o Civalerg.

Foram beneficiados agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Anagé, Aracatu, Belo Campo, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Guajeru, Licínio de Almeida, Maetinga, Malhada de Pedras, Mortugaba, Piripá, Presidente Jânio Quadros e Tremedal.

ASCOM/CAR

Uesb convoca aprovados no Vestibular 2025 para matrícula do primeiro semestre

De 10 a 14 de fevereiro, os candidatos aprovados no Vestibular Uesb 2025 para os cursos com início no primeiro período letivo deverão efetivar sua matrícula na Universidade. O procedimento será realizado nas Secretarias de Cursos dos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, seguindo o cronograma de horários disponível nos Anexos 1, 2 e 3 do Edital 018/2025.

A lista dos documentos necessários para serem entregues no dia da matrícula pode ser acessada no mesmo Edital. É importante que o candidato fique atento à modalidade de concorrência na qual foi aprovado e verifique as instruções específicas.

Bancas de heteroidentificação – Visando garantir a eficácia das políticas de ações afirmativas da Uesb, a partir deste ano, os candidatos aprovados, especificamente, na modalidade étnico-racial devem cumprir as etapas descritas para realização do procedimento de heteroidentificação fenotípica, que ocorre antes da entrega da documentação.

A apresentação do candidato à Comissão de Heteroidentificação para validação da autodeclaração étnico-racial é de caráter eliminatório e acontecerá no mesmo período, exceto no campus de Itapetinga, que será realizada entre os dias 12 e 14 de fevereiro. As Bancas ocorrerão no Auditório do Módulo Antônio Luís Santos (Luisão), em Vitória da Conquista; no Módulo Manoel Sarmento, em Jequié; e no Módulo de Pedagogia, em Itapetinga. Após o cumprimento dessa etapa, o participante receberá o comprovante de participação na banca e deverá entregá-lo junto com os documentos exigidos na Secretaria de Cursos.

O Vestibular Uesb 2025 foi regulamentado pelo Edital 252/2024 e todas a informações estão disponíveis no site da seleção. Os candidatos que foram aprovados para o segundo semestre de 2025 devem aguardar a publicação do Edital de Matrícula específico, em data futura.

Em caso de dúvidas sobre a matrícula, entre em contato com a Secretaria de Cursos pelo e-mail ssc-it@uesb.edu.br ou (77) 3261-8612, em Itapetinga; ssc-jq@uesb.edu.br ou (73) 3528-9654, em Jequié sgc@uesb.edu.br ou (77) 3424-8661, em Vitória da Conquista.

INSS envia alerta para beneficiários e passa orientação essencial

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos contra golpes, tanto de modo presencial como virtual. É importante não atender pessoas que ofereçam serviços do instituto ou queiram obter reconhecimento facial e senha para acesso a sistemas. Esse tipo de abordagem não é feita pelo INSS. O instituto também não entra em contato para pedir que o cidadão envie documentos, fotos ou dados por SMS, e-mail ou whatsapp.

A orientação é que o beneficiário só passe informações pelos canais remotos (telefone 135 e Meu INSS – pelo aplicativo para celular ou site gov.br/meuinss) ou numa agência da Previdência Social. Há também entidades que celebraram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS, para atendimento a seus representados, e uma lista delas pode ser conferida no site gov.br/inss.

Outra orientação do INSS é para que o beneficiário não entre em atalhos na internet ou links encaminhados por celular, mesmo aqueles que supostamente direcionam aos canais remotos de atendimento do instituto. Esses atalhos e links podem ser falsos e até mesmo permitir a instalação de programas maliciosos.

É recomendável bloquear o contato de pessoas que se passam por falsos servidores do INSS. Isso vale para envio de mensagens de celular, SMS ou por aplicativos como o whatsapp. Também é importante que o beneficiário nunca informe para ninguém sua senha de acesso ao site ou aplicativo Meu INSS.

O INSS pode entrar em contato com o segurado em algumas situações, mas nunca pedindo informações. No caso de quem já solicitou um serviço ou benefício, o INSS pode comunicar a necessidade de apresentação de documentos complementares (cumprimento de exigência). O contato pode ser feito pelo meio escolhido pelo trabalhador quando pediu o benefício ou serviço (e-mail, carta, SMS). No entanto, o INSS nunca pede para clicar em links nem enviar documentos via mensagens.

O cidadão pode confirmar se o INSS realmente está solicitando documentos pelos canais remotos (telefone 135 ou Meu INSS) ou numa agência da Previdência Social. Já para cumprir a exigência, o segurado deve anexar os documentos pelo Meu INSS ou agendar, pelos canais remotos, a entrega da documentação numa agência.

Quem já solicitou serviço ou benefício ao INSS também pode acompanhar o andamento do processo pelos canais remotos. No caso de denúncias e reclamações, as pessoas podem acessar o site falabr.cgu.gov.br.

Fonte A Tarde