Home » Sem categoria » Uesb aprova dois novos cursos no Parfor 

Uesb aprova dois novos cursos no Parfor 

Com foco na formação de professores que atuam na Educação Básica, a Uesb aprovou, neste mês de março, dois novos cursos de licenciatura no Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). Com perspectiva de implementação em agosto de 2024, as formações serão em “Educação do Campo” e “Educação Escolar Quilombola”.

Os cursos funcionarão em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, atendendo uma demanda regional importante no processo de formação de professores. “A gente tem professores nas redes de Educação Básica que estão dando aula para comunidades quilombolas, rurais, pessoas surdas e que não têm essa formação específica”, explica o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação.

Os dois cursos serão voltados para segunda licenciatura de profissionais da Educação Básica que estejam em exercício no campo ou em comunidades quilombolas. 80 vagas serão destinadas ao curso de “Educação do Campo” e 40 vagas para a formação em “Educação Escolar Quilombola”. Metade dessas vagas serão direcionadas para aqueles que atuam na rede pública.

Sobre o Parfor Equidade – Iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa é uma ação especial do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O objetivo é formar profissionais em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de Educação Básica ou das redes comunitárias de formação, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, bem como educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos.

“Desde 2009, a Uesb já oferta cursos do Parfor para aqueles professores que ainda não possuem um diploma de Ensino Superior. Agora, a gente amplia o nosso leque nos três territórios de identidade, onde sabemos que possui uma demanda grande desse tipo de formação”, conclui o pró-reitor.


Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.