Home » Sem categoria » SÃO JOÃO E A SECA

SÃO JOÃO E A SECA

206 municípios da Bahia estão vivendo uma situação de extrema

O tradicional Pau de sebo nos festejos juninos

gravidade para a população, atingida pela seca. O São João vem se aproximando e muitas cidades que realizam seus festejos juninos e que atraem muitos visitantes, já vem divulgando a grande festa que pretendem realizar ignorando a situação da seca e a falta d’água, embora algumas cidades do interior da Bahia, já anunciaram o cancelamento da festança, como Tucano, Várzea Nova e Miguel Calmon. O que mais nos surpreende, é a falta de percepção do governo estadual, que publicou no Diário Oficial, há poucos dias, de um comunicado aos municípios do recebimento de projetos para apóio aos festejos juninos(Santo Antônio, São João e São Pedro) .

Selecionou 110 projetos que fez parte da divulgação de um edital da Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria de Cultura, com o objetivo de atrair turistas para os festejos no interior da Bahia. O evento será organizado pela Bahiatursa e o prazo para apresentação dos projetos encerrou no ultimo dia 27.

Para muitos, não causa espanto a seca na Bahia, apenas tristeza.

Se não chover a Bahia vai registrar a maior seca dos ultimos 30 anos

Quem já leu o livro Vidas Seca de Graciliano Ramos, pode entender o que representa a seca para a população. Mas enquanto os municípios que ainda não se encontram em estado emergência os festejos juninos estão mantidos, embora o Tribunal de  Contas dos Municípios recomenda  aos gestores que fiquem atentos aos gastos com festejos, por conta das sérias dificuldades enfrentadas por grande parte dos Municípios afetados.

Em atenção às sérias dificuldades enfrentadas por grande parte dos Municípios baianos, afetados pela seca prolongada, o Tribunal de Contas dos Municípios divulgou, a Ordem de Serviço Nº 014/12 regulamentando os gastos com os festejos, especialmente as festividades tradicionais, a exemplo do São João, Micaretas e outras, que requerem muitas vezes vultuosas despesas.

A presidência determinou a todos os Inspetores Regionais que exerçam, no particular, uma fiscalização rigorosa no sentido de apurar se os Municípios atingidos pela seca estão promovendo tais festejos, para que a matéria seja objeto de apuração pelo Egrégio Plenário, inclusive no que diz respeito à razoabilidade dos gastos realizados, em razão das dificuldades anteriormente mencionadas.

Caso fique evidente o procedimento irrazoável do gestor, deve-se lavrar contra o mesmo o necessário termo de ocorrência.

Aqui em Jequié, até o momento, não se fala em cancelamento da tradicional festa junina, pelo contrário, está sendo muito divulgado na cidade, levando em conta as atrações, já confirmadas de Elba Ramalho, Flávio José entre outros e a homenagem especial que será prestada ao saudoso forrozeiro Luiz Gonzaga que completaria 100 anos se vivo fosse.

 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.