Home » Sem categoria » Largo entrega Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Bosque da Nascente do Rio Jiquiriçá

Largo entrega Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Bosque da Nascente do Rio Jiquiriçá

O Parque Natural Municipal Bosque da Nascente do rio Jiquiriçá, em Maracás, guarda uma das mais importantes fontes naturais de água da região, dando origem ao rio que percorre aproximadamente 17 municípios até o desaguar na cidade de Valença e é essencial a uma série de atividades econômicas na região, como a agricultura e pecuária. Para proteger esse patrimônio da natureza é preciso conhecê-lo muito bem. Em mais uma iniciativa baseada em seu compromisso com a proteção do meio ambiente, a Largo Vanádio de Maracás elaborou, por meio de consultoria técnica, o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Bosque da Nascente do Rio Jiquiriçá, um documento fundamental para promover o uso sustentável desse espaço e restringir atividades de impactos ambientais significativos.

“Com cerca de 31 hectares, o parque é caracterizado como uma Unidade de Uso Sustentável, tendo como objetivo básico compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos seus recursos naturais, de forma socialmente justa e economicamente viável”, explica o gerente geral de Sustentabilidade da Largo, Tiago Mauriz.

Para desenvolver o plano, a Largo aportou recursos da ordem de R$ 408 mil. Algumas das atividades desenvolvidas foram o diagnóstico da Unidade de Conservação (geomorfologia, geologia, pedologia, susceptibilidade erosiva, avaliação de cavidades naturais, avaliação das características dos recursos hídricos, da qualidade da água do rio Jiquiriçá, classificação climática, avaliação da flora, fauna terrestre e aquática e diagnóstico do meio socioeconômico).

E todo esse processo teve a participação das comunidades. Foram realizadas oficinas de Planejamento Participativo com mais de 200 pessoas, reuniões técnicas, proposta de zoneamento e apresentação do plano de manejo para o conselho gestor e participantes das ações, em maio deste ano.

Com a participação da comunidade, para o parque, foram definidas cinco zonas: Zona de Conservação Ambiental; Zona de Uso Comunitário, Zona de Uso Restrito; Zona de Promoção Social e Renda, e Zona de Recuperação. No zoneamento, foram incorporadas as questões referentes às intervenções humanas, à qualidade ambiental, proteção e uso dos recursos naturais e culturais, usos para a visitação, turismo, pesquisa, acessos, administração, manutenção e operações foram também colocados espacialmente.

Em outra ação importante para a população local, a Largo também investiu R$ 1,5 milhão no projeto de requalificação do Parque dos Eucaliptos.  Foram executados serviços como fechamento do perímetro do parque; renovação das pistas de caminhada e de ciclismo; melhorias no campo de futebol; instalação e reforma da guarita e implantação de quiosque com banheiros e vestiário.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.