Home » Brasil » Código de Trânsito Brasileiro determina novas regras para uso de capacetes

Código de Trânsito Brasileiro determina novas regras para uso de capacetes

Quem tem o costume de pilotar moto, conhece muito bem a importância dos capacetes. Entretanto, ainda existem algumas pessoas que não utilizam o equipamento quando dirigem. Sendo assim, o Contran é o órgão responsável por fazer a regulamentação a respeito da segurança, por meio do estabelecimento de regras. Dessa forma, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) trouxe novidades para os motociclistas no diz se refere ao uso dos capacetes pelos motociclistas.

Recentemente, o Contran divulgou a decisão de novas regras para aqueles que dirigem motocicletas. Dessa maneira, o Código Brasileiro de Trânsito está com novidades. Por esse motivo, é necessário ficar atento por dois motivos. Em primeiro lugar, para evitar receber uma multa. Em segundo, para não colocar a própria segurança em risco. Assim, a partir de agora, o órgão estabelece novas regras para o uso dos capacetes. Dessa forma, passa a ser obrigatório que eles possuam um selo de certificação. Este selo deve ser responsabilidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro.

Outra obrigatoriedade será a presença de componentes retrorrefletivos, uma vez que eles auxiliam na visibilidade da presença do motociclista. Assim, os adesivos devem estar  presentes na lateral e também na parte posterior dos capacetes, que devem passar por uma mudança, visto que é preciso que o produto tenha sido testado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o INMETRO, e que conste o elemento retrorrefletivo de segurança nas partes laterais e traseira do capacete.

Com isso, a segurança do motociclista fica maior, pois é possível certificar de que o produto tem qualidade. Isso ocorre uma vez que os equipamentos que possuem esse selo passam por diversos tipos de testagens, que visam a garantir a segurança. Outra obrigatoriedade será a presença de componentes retrorrefletivos, uma vez que eles auxiliam na visibilidade da presença do motociclista. Assim, os adesivos devem estar  presentes na lateral e também na parte posterior dos capacetes.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.