Home » Bahia » Novo espaço no Pelourinho vai funcionar como residência artística

Novo espaço no Pelourinho vai funcionar como residência artística

(Foto: Paula Fróes/GOVBA)

Na tarde de quinta-feira (31), um cortejo festivo  pelas ruas do Pelourinho, marcou a inauguração de um novo espaço para atender as artes em Salvador.  O imóvel Pouso das Artes vai receber artistas e grupos culturais do interior da Bahia, de outros estados e até mesmo de outros países. A inauguração é resultado de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), com o objetivo de dinamizar e ocupar espaços poucos utilizados no Centro Histórico. Artistas do interior, de outros estados e até do exterior que venham a Salvador para realizar alguma ação ligada às artes e a cultura podem solicitar hospedagem. Esse espaço vai facilitar o intercâmbio cultural e fomentar os grupos artísticos, disse a diretora da Funceb, Fernanda Tourinho.

 Com dois apartamentos de dois quartos e 14 leitos, sala, cozinha e banheiros, acesso à internet, mesas e cadeiras para refeições e estudos, o Pouso das Artes já está recebendo artistas em um projeto de teste. A atriz Aída Vitória, do grupo Cordel de Feira de Santana aprovou o espaço. “É muito bem organizado, limpo e com uma vista maravilhosa, no coração do Pelourinho. Para nós, artistas de outras cidades, essa é uma iniciativa maravilhosa, nos recebendo de portas abertas para expressar nossa arte aqui”.

O cortejo contou com a participação de alunos e professores do Curso Preparatório da Escola de Dança da Funceb, crianças e adolescentes com idades de 5 a 17 anos, tendo também como convidados a Escola Odemaster de Mussurunga, a Band’Axé, do Projeto Axé; a Banda Quabales do Nordeste de Amaralina; a Filarmônica Filhos de Apolo, de Santo Amaro da Purificação, e as manifestações culturais Nativas de Arembepe e Boi Mirim de Parafusos, além de artistas de rua, circenses e bonecos gigantes.

 

 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.