Gestão apresenta balanço e discute melhorias do Planserv com líderes sindicais

Líderes sindicais e representantes de classe dos servidores públicos da Bahia se reuniram com o secretário estadual da Administração, Edelvino Góes, e com a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito. No encontro, os sindicalistas fizeram propostas para aprimorar o atendimento da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (Planserv). A gestão da pasta apresentou os números de atendimento do plano e falou sobre o processo de modernização do Planserv, inclusive com lançamento do novo aplicativo, que vai aprimorar a prestação de serviço para os usuários.  

A reunião foi realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na última  quinta-feira (10), e contou com a presença dos principais líderes sindicais dos servidores públicos da Bahia. O Planserv tem uma previsão orçamentária de R$ 2 bilhões este ano, para atender uma carteira de cerca de 500 mil beneficiários em todo o estado. A Assistência à Saúde dos servidores do Estado autoriza, em média, a realização de 30 mil consultas, exames e procedimentos por dia. No último semestre, o plano cobriu mais de 250 mil internações e atendimentos de emergência de saúde, além de 452 mil exames de imagem e 5,8 milhões de exames laboratoriais realizados.

A gestão do Planserv destacou ainda sobre o lançamento de novo aplicativo, que vai possuir diversas funcionalidades como os processos de autorização dos procedimentos com seus respectivos protocolos, além das consultas de rede. Os representantes de classe falaram da necessidade de melhorias no atendimento, sobretudo no interior do estado. Também ressaltaram a importância do aprimoramento do atendimento nas emergências na capital. A coordenadora do Planserv explicou que a rede de hospitais credenciados ao plano está funcionando de forma regular. No entanto, algumas unidades estão enfrentando problemas de superlotação, por causa da grande incidência de síndromes respiratórias, características dessa época do ano.  

Outro ponto abordado pelos representantes de classes diz respeito ao tempo no atendimento às determinações judiciais. A coordenadora explicou que o plano possui estrutura para tratar esse tipo de demanda, com canais de atendimento como call center e a ouvidoria. Brito acrescentou que os casos concretos são tratados de forma individualizada. Questões referentes à comunicação do plano com os beneficiários também foram discutidas, com sugestões, para serem aprimoradas.(Secom/GOVBA)

No segundo domingo de agosto é comemorado o Dia dos Pais, uma data especial para homenagear os pais. É um momento de reflexão sobre o papel fundamental que eles desempenham na vida dos filhos. Feliz Dia dos Pais!

Servidores da Prefeitura de Jequié rejeitam reajuste de 4% e aprovam estado de Greve

Em assembleia geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região (Sinserv), realizada na última quinta-feira(10), a categoria rejeitou novamente a proposta de 4% de reajuste salarial feita pela gestão municipal. A assembleia, contou com a participação ativa de representantes de diversas secretarias e áreas de atuação, onde destacou a importância da valorização dos servidores públicos, que prestam serviços essenciais à comunidade. Ficou definido, por unanimidade pelos servidores, o estado de greve. A união entre os servidores reflete a determinação em buscar melhores condições salariais e de trabalho, fortalecendo assim a luta por direitos e reconhecimento.

Agricultura Familiar celebra Dia do Estudante nas escolas da Bahia com alimentação qualificada 

ASCOM CAR

Na Bahia, a agricultura familiar também comemora o Dia do Estudante nesta sexta-feira (11), trazendo um sabor especial às escolas. Com a inclusão de seus produtos na alimentação escolar, refeições nutritivas e saborosas são oferecidas aos estudantes, enriquecendo a jornada educacional de crianças e jovens. 

O compromisso com a saúde e o bem-estar dos estudantes tem sido reforçado em escolas estaduais e municipais, como as de Juazeiro, por exemplo. Por meio da Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga), 130 instituições de ensino contam com carne de caprino em seus cardápios da alimentação escolar. 

Para que essa produção fosse qualificada e pudesse chegar às escolas, a Central da Caatinga contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com investimento de mais de R$ 3,7 milhões destinado à aquisição de maquinários e equipamentos, à construção de uma fábrica de ração e ao serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater). 

A presidente da Central da Caatinga, Denise Cardoso, afirma que a introdução da carne caprina nas escolas foi uma conquista importante. “É o resultado da relação com o Estado e do processo de ajuda mútua. Após acessarmos o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entregamos 300 quilos de carne na primeira leva, sob a marca Caatingueira, associada à Central da Caatinga. Através da parceria com os produtores locais, selecionamos os animais, encaminhamos ao abatedouro e disponibilizamos diretamente para as escolas. O que nos enche de orgulho. Nosso objetivo é fortalecer ainda mais o PNAE, tanto em nível estadual quanto municipal”, destacou a presidente. 

Para a estudante do 9º ano do Colégio Estadual Professor Pedro Raimundo Moreira Rego, Luna Lais Machado, a carne de caprino é uma verdadeira iguaria regional. “É uma carne de grande importância para o nosso território e de muita tradição. É gostosa e estou adorando ter na minha dieta”.  

Segundo a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Juventude de Juazeiro (Seduc), Ana Paula Barros, a carne de caprino se destaca no cardápio não apenas pelo sabor, mas também por sua importância cultural na região. “Além de saborosa, é uma fonte valiosa de nutrientes. É considerada uma das carnes vermelhas mais saudáveis ​​devido às suas características nutricionais, baixo teor de gordura e colesterol, além de alta digestibilidade e valor nutricional significativo em termos de proteína e ferro”.  

Para garantir maior oferta de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar, foi instituída, em janeiro de 2023, pelo Governo do Estado, a Portaria Nº 11/2023, que estabelece que 100% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) fossem direcionados à aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Essa iniciativa tem incentivado a mobilização de cooperativas e associações do setor, que unem esforços para ampliar a oferta de produtos nutritivos e saudáveis nas escolas das redes estadual e municipal. 

Vale a pena Conferir

Uesb inicia semestre 2023.2 com regularização do Calendário Acadêmico

No próximo dia 14 de agosto, a Uesb dá início a mais um semestre letivo. Dessa vez, a novidade é a regularização do Calendário Acadêmico da Instituição para os cursos de graduação. Os estudantes terão 102 dias de atividades pedagógicas, com finalização do semestre letivo previsto para 19 de dezembro (sem provas finais) e 22 de dezembro (com provas finais).

Neste semestre, mais de 7800 alunos estão matriculados para os 47 cursos de graduação disponíveis nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Com entrada de novos estudantes, a Universidade abriu, para este período, 827 vagas por meio do Vestibular e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 Outra novidade disponível para este semestre letivo é a reabertura do Restaurante Universitário, nos três campi. Além de mudanças físicas nos espaços, a política estudantil mudou, com benefícios tanto para estudantes habilitados ao Programa de Assistência Estudantil (Prae) como para os demais alunos matriculados nos cursos de graduação. 

 “Ter um Calendário Acadêmico organizado foi uma meta que o Consepe estabeleceu. Fomos tomando algumas decisões e tivemos a contribuição e a colaboração de todos os cursos, por meio de seus colegiados e do corpo docente. Os colegiados foram se adequando e foram essenciais para estarmos aqui nesse momento”, avalia o professor Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Uesb.

Jequié: OPERAÇÃO “O CRIADOR” – ESTELIONATÁRIOS SE PASSAVAM POR POLICIAIS PARA FACILITAR AS FRAUDES

A Polícia Federal (PF), em trabalho conjunto com o Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária do Ministério da Previdência Social (NUINP/BA), com o apoio do 19o Batalhão de Polícia Militar, deflagraram na quarta-feira(9), a Operação O CRIADOR, cujo objetivo é a desarticulação de esquemas criminosos voltados para a prática de falsificação de documentos públicos e estelionatos em desfavor do órgão previdenciário.

Foi dado cumprimento ao mandado de prisão preventiva e a um mandado de prisão temporária. Um dos investigados não foi encontrado no seu endereço e permanece foragido. Durante o cumprimento dos quatro (04) mandados de busca e apreensão na cidade de Jequié/BA, foram encontrados novos elementos que culminaram no cumprimento de mandados de busca e apreensão em mais dois imóveis distintos.

 Nos locais das buscas foram encontrados diversos documentos falsos que indicam que as fraudes não ficaram restritas aos (08) benefícios identificados inicialmente, implicando em um prejuízo para o INSS muito superior aos R$ R$ 2.081.391,32 (dois milhões, oitenta e um mil, trezentos e noventa e um reais e trinta e dois centavos) estimados, o que possibilitou aos criminosos constituir um expressivo patrimônio, composto por pelo menos 04 (quatro) imóveis e diversos veículos, em número superior àqueles adquiridos por intermédio de financiamento com a utilização da empresa “fantasma”.

 Além disso, foram encontrados diversos equipamentos que apontam que o principal investigado estava dedicado a instalar uma verdadeira “fábrica de pessoas”. Chamou a atenção ainda o fato de que na posse do principal investigado foram encontrados fardamentos, carteiras e distintivos de outras forças policiais (Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal), bem como armas e munições, indicando que os crimes praticados não se restringiam àqueles inicialmente investigados e que possivelmente eram utilizados para facilitar a prática das fraudes.

As investigações prosseguirão com a análise de todo o material e dos equipamentos de telefonia e informática apreendidos, com a finalidade de identificar eventuais outros partícipes, além de quantificar o real prejuízo sofrido pelo INSS.(PF)

Planserv tem previsão orçamentária de R$ 2 bi para 2023

Com previsão orçamentária de R$ 2 bilhões para 2023 e uma carteira de cerca de 500 mil beneficiários em todo o estado, o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais – Planserv autoriza, em média, a realização de cerca de 30 mil consultas, exames e procedimentos por dia. Balanço realizado pela gestão do sistema apontou que nos últimos seis meses o plano cobriu mais de 250 mil internações e atendimentos de emergência de saúde. A assistência é um benefício facultativo oferecido pelo Governo da Bahia a seus servidores, que podem incluir ainda dependentes, agregados e pensionistas.

Foto: Carol Garcia/GovBA

De acordo com a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito, no último mês, o plano garantiu 12,5 mil internações, que representam a aplicação de R$ 76 milhões na saúde do servidor público do Estado da Bahia e de suas famílias. “Dentre as especialidades mais demandadas, a Oncologia representa um alto custo para o serviço, com a inclusão de novas medicações para atualizar os tratamentos e condutas de pacientes”, explicou.

A gestora ressalta ainda um aumento específico, em decorrência da pandemia. “Hoje são tratadas muitas doenças respiratórias, consequência de comorbidades relacionadas à Covid-19, que também demandam serviços de cardiologia”, afirmou.

Entre hospitais, clínicas, laboratórios e empresas de atendimento domiciliar, a rede de credenciados do Planserv chega a 1.500 prestadores de serviço, que contribuem para o acolhimento em saúde, qualificado e regionalizado. “Este ano, já credenciamos 40 prestadores de serviço, destes 80% atendem no interior da Bahia. Essa é uma prioridade do Planserv, para que a gente possa acolher mais prestadores no interior, dada a carência de oferta desse serviço”, destaca Socorro Brito.

Entre fevereiro e julho de 2023, 55 mil internações e 198 mil atendimentos de emergência foram contabilizados entre os beneficiários do Planserv. No mesmo período, foram autorizados 452 mil exames de imagem, como radiografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassonografia. A eficiência da gestão do Planserv aponta ainda para números como 636 mil consultas ambulatoriais e 5,8 milhões de exames laboratoriais realizados durante estes seis meses.

Com gestão da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), por intermédio da Coordenação de Assistência à Saúde do Servidor (CAS), o Planserv conta, desde fevereiro de 2023, com a empresa Maida Health no atendimento à necessidade de suporte operacional. O modelo é uma prática que vem sendo adotada pela assistência nos últimos anos, e a empresa foi a vencedora do processo licitatório apresentando uma proposta 15% mais vantajosa do que a segunda colocada. Dentre os principais serviços da nova empresa está a implantação de um software moderno e integrado com ferramentas gerenciais, táticas e operacionais para auxiliar a gestão do Planserv.

Através das ferramentas, como um aplicativo móvel, os beneficiários poderão acompanhar, na palma da mão, o andamento das suas solicitações de autorizações de consultas e exames, além de contar com a consulta à rede credenciada do plano. Quando internados, os beneficiários serão acompanhados por uma equipe especializada do plano, que vai prestar apoio ao paciente e seus familiares.

O Planserv permite, como diferencial na comparação com outros planos, a inclusão de netos de titulares na condição de agregados.

Atualmente, a assistência estadual possui cerca de 94 mil netos beneficiários, equivalente a quase 20% dos beneficiários. Muitos foram incluídos no plano em seus primeiros dias de vida.(A Tarde)

Curso: Oratória e Comunicação Persuasiva dias 26 e 26 de agosto em Jequié

BAMIN realiza doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para iniciativas de recomposição ambiental em Itapetinga

A BAMIN realizou a doação de aproximadamente 1.500 mudas de variadas espécies de árvores nativas da Mata Atlântica para a cidade de Itapetinga, localizada no centro-sul baiano. Essas mudas foram selecionadas através do Programa de Resgate de Flora (PRF) da companhia que visa a preservação de espécimes da flora, como plântulas, sementes, epífitas, bromélias, dentre outros.

 A doação foi destinada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itapetinga (SEMMA-IT) e ao Parque Municipal da Matinha (PMM), com objetivo de contribuir com iniciativas do município relacionadas aos projetos de recomposição de mata ciliar e de áreas públicas como praças, parques e margens do Rio Catolé.

 “Essa doação de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para Itapetinga reflete o compromisso da BAMIN com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região. Importante ressaltar que as espécies resgatadas são utilizadas pelo Programa de Compensação Florestal (PCF) e por ações programadas para atendimento ao Programa de Educação Ambiental (PEA), ambos também integrantes do Plano Básico Ambiental da BAMIN”, explica Bárbara Buss, analista de meio ambiente da BAMIN.

 Esse programa também realiza a reintrodução e replantio dessas espécies em áreas de soltura adequadas, garantindo a preservação do ambiente natural e o fortalecimento da biodiversidade.