Morre Tanajura que atuou na Seleção de Jequié e na Associação Desportiva Jequié-ADJ nos anos 70

(Foto Jequiereporter)

Faleceu em Salvador na manhã desta segunda-feira (16),  João Alberto Tanajura, que jogou no time da ADJ de Jequié nos anos 70.Ele se encontrava internado no Hospital da Bahia em Salvador e foi submetido a uma cirurgia de fígado há 15 dias mas não resistiu.A noticia nos chegou através de Edimilson Garcia, amigo irmão de Tanajura que também jogou no mesmo time da ADJ em Jequié.Tanajura foi casado com a Jequieense Sonia Pinto e pai do ex-zagueiro do Vitória e do Flamengo, Flávio Tanajura, atualmente no quadro de comentaristas esportivos da TV Educativa. O  sepultamento será, às 16h30,de hoje no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Fortalecimento da Gestão Pública e do Controle Social

O Ministério Público da Bahia convida Conselhos Municipais, Agentes Públicos e Cidadãos de Jequié e região, para participarem do evento “Fortalecimento da Gestão Pública e do Controle Social”, promovido pela Rede de Controle da Gestão Pública na Bahia, que ocorrerá nos dias 17 e 18/10/2017, no auditório do Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, localizado na Praça Duque de Caxias, em Jequié, das 8h:30 às 18h.Durante o evento serão abordados temas relacionados ao controle social, combate à corrupção, fiscalização do gasto público e políticas públicas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site www.tce.ba.gov.br/eventos.

Gasolina tem aumento de 0,8% nas refinarias

Desde sábado (14), O preço da gasolina vendida pela Petrobras nas refinarias será elevado em 0,8%, A informação foi divulgada pela estatal, e  Isso não significa, necessariamente, aumento nos postos de gasolina. O valor final aos motoristas nas bombas deverá variar, de acordo com estoques dos postos e a concorrência, pois o preço ao consumidor é regulado livremente pelo mercado. Já o preço do óleo diesel sofreu redução de 0,2%, que também já está valendo.

Decreto pretende punir empresas que vazarem dados pessoais de consumidores

A Secretaria Nacional do Consumidor tem preparado um novo decreto, desta vez direcionada aos serviços de atendimento das empresas. Com foco na proteção dos dados dos consumidores, o órgão vinculado ao Ministério da Justiça pretende punir empresas que vazarem informações, como endereço, telefone e poder aquisitivo dos usuários. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o documento deve ficar pronto e ser entregue à Casa Civil até o final de dezembro. Com isso, a expectativa é de que a medida entre em vigor até março de 2018.

Tudo pronto para 29ª Exposição Agropecuária de Ipiaú

(Foto Giro Ipiaú)

No próximo dia 25 dará inicio a Expo Ipiaú que acontece no Parque de Exposições José Thiara e vai até dia 29, apresentando diversidade em lazer, e uma das novidades será a escolha da garota Expo Ipiaú. A exposição terá também Leilões, Torneio Leiteiro, Copa de Três Tambores, Encontro de Motociclistas, Parque de Diversões, Equiprova Feira de Cães e Gatos, Cursos e Palestras. A ExpoIpiaú contará ainda com praça de alimentação e shows musicais todos os dias.

Morre ex-prefeito de Ibirataia Júlio Leal

Ex-prefeito de Ibirataia Julio Leal, morre vitima de acidente(Foto Divulgação)

O município de Ibirataia está de luto pelo falecimento do ex-prefeito Júlio Leal e esposo da atual prefeita Ana Cléia Leal. Júlio sofreu um acidente de carro na tarde de quarta-feira (11)no distrito de Algodão e Ibirataia, onde  ficou internado  no Hospital Prado Valadares de Jequié e transferido para Salvador no mesmo dia, vindo a óbito na noite de quinta-feira(12). Ele foi prefeito de Ibirataia de 2001 a 2014 e ocupava agora o cargo de secretário de administração do município, cuja atual prefeita é sua esposa Ana Cleia Leal (PSD).O sepultamento está confirmado para as 9hs deste sábado(14) em Ibirataia

 

Incêndio atinge restaurante e pousada em Morro de São Paulo

(Foto Reprodução)

No inicio desta tarde quinta-feira (12), um incêndio atingiu dois estabelecimentos comerciais em Morro de são Paulo. As chamas atingiu o Sambass que funciona como restaurante e pousada e o outro foi o restaurante Cantina do Morro. Ninguém ficou ferido e também na região, não há nenhuma base do Corpo de Bombeiros, e o município de Cairu é atendido pelo grupamento de Santo Antônio de Jesus. As causas do incidente ainda não foram reveladas pela perícia.

 

Instituto Fernando Filgueiras abre processo seletivo para a UPA de Jequié

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para formação de cadastro de reserva da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jequié. Profissionais de diversas áreas que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho deverão enviar currículo para o e-mail selecaoupajequie@gmail.com, informando, no “Assunto”, a vaga pretendida.
A inscrição deu início na terça-feira (11) e segue até às 12h da segunda-feira (16). No processo, realizado pelo Instituto Fernando Filgueiras (IFF), constam etapas de avaliação de análise curricular, conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório.

Confira as vagas:

Assistencial Enfermeiro, Assistente Social, Biomédico, Farmacêutico, Nutricionista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório e Técnico de Radiologia.

Apoio Recepcionista, Motorista, Maqueiro, Porteiro, Manutenção, Auxiliares Administrativos e Serviços Gerais.

 

Crianças com diabetes terá medicamento de aplicação mais fácil pelo SUS

O Ministério da Saúde anunciou ontem (11), que o SUS passará a oferecer a partir de 2018, um novo medicamento para crianças com diabetes tipo 1 –a insulina análoga. Ao todo, 100 mil crianças que possuem maior dificuldade de controle da doença devem passar a receber o medicamento. A resposta desse medicamento é considerada mais rápida em relação à insulina regular, indicada para ser utilizada cerca de 30 minutos antes das refeições. Já a análoga tem intervalo quase imediato.. A inclusão do medicamento no SUS atende a demanda antiga de entidades do setor, que já pleiteavam a incorporação desde 2014. Nos últimos anos, o medicamento também foi alvo de demandas judiciais e distribuição irregular. O valor investido para oferta do novo tratamento é de R$ 135 milhões por ano..

 

MP recomenda que Prefeitura de Jequié anule terceirização de profissionais para secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde

Recomendação nº 05/2017, da 4ª Promotoria de Justiça de Jequié-MP, assinada pelo Promotor Rafael de Castro Matias, foi encaminhada ao prefeito Sérgio da Gameleira,  no sentido de que sejam observadas as cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta-TAC, firmado nos autos de Ação Civil Pública, que dispõe sobre a vedação da contratação de empresas terceirizadas para a prestação de serviços relacionados às atividades finalísticas permanentes do Poder Público Municipal.

É recomendado pelo representante do Ministério Pública do Estado-MPE, a imediata anulação do Pregão Presencial SRP nº 086/2017, “por sua evidente ilegalidade, eis que o contrato que se busca celebrar viola claramente a Cláusula 3.2 do TAC assinado. O Promotor de Justiça recomenda ao gestor municipal que se abstenha de contratar empresa com base no Pregão Presencial, “tendo em vista que tal contratação será nula e os pagamentos realizados causarão prejuízo ao erário”. É requisitado à gestão a prestação de informações acerca do cumprimento da Recomendação no prazo de dez dias úteis, “o descumprimento da presente recomendação importará a adoção de providências  extrajudiciais e judiciais cabíveis para buscar a preservação do patrimônio público e da moralidade administrativa, sobretudo a observância das cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público do Estado da Bahia e o Município de Jequié, bem como ensejará a propositura de Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa, tendo vista a incidência de conduta ilícita”, estabelece a Recomendação.

Em desacordo com o acordo firmado através do TAC, a Prefeitura de Jequié deflagrou o Pregão Presencial SRP nº 086/2017, destinado a “Contratação de empresa especializada para prestação de serviços profissionais de psicologia, serviço social, pedagogia, nutrição e em serviços de saúde para atender às demandas das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Saúde do município de Jequié”, de acordo com a Promotoria de Justiça, “configurando evidente terceirização de atividades finalísticas do Estado”.